O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, disse, há pouco, em Sinop, que os resultados alcançados através da operação Verde Brasil 2, no Nortão e em outras regiões, têm sido satisfatórios, gerando prejuízos significativos para os responsáveis por crimes ambientais. “Saio satisfeito com o que eu vi aqui, com os resultados, com esforço. Nos dados do início da semana do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, por exemplo, já é apontado um decréscimo de 33% no desmatamento no mês de setembro deste ano em comparação 2019. Então, são resultados bons”, expôs.
Como efeito da operação, de maio até agora, foram apreendidos 168 tratores que faziam extração ilegal de toras, apreendidos 147 mil metros cúbicos, 249 caminhões e combatidos mais de 14,8 mil focos. Os militares também ajudaram na apreensão de drogas (cerca de 215 kg de pasta base de cocaína avaliada em R$ 3 milhões além de 137 kg de maconha). Desde o início da operação mais de 1,2 mil militares estão atuando em Mato Grosso
De acordo com o ministro, no sobrevoo de helicóptero na região, ainda foram localizados pontos de desmatamento, mas por outro lado, as equipes estavam em campo combatendo. “Vimos alguns pontos, na volta também havia uma queimada, mas percebemos nosso pessoal no combate. Sobrevoamos áreas em operação, também pousamos para ver a fiscalização em uma madeireira, e vamos debater todos os pontos observados”, destacou.
Azevedo apontou que ainda esta semana se reunirá com representantes do ministério e do Conselho da Amazônia, para expor as questões observadas durante o sobrevoo e reforçou a satisfação com os resultados, reconhecendo, por outro lado, aumento de queimadas. “Vou repassar todas as informações colhidas. Vamos continuar na atuação. Vale lembrar que a respeito das queimadas estamos num momento atípico, é o maior período de calor e seca que nós tivemos no Brasil em 30 anos, com umidade relativa do ar baixa, ventos, mas estamos ajudando muito, sem essas operações os resultados seriam piores ainda, então saio feliz e dou os parabéns pelo que nós vimos aqui”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, o ministro veio ao Nortão acompanhado comandante do Exército, general Edson Leal Pujol e do comandante Militar do Oeste, general Fernando José Sant’ana Soares e Silva.