O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, tomou posse hoje (13) como titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com mandato de dois anos. Mendes ocupará a vaga destinada a ministros que também ocupam cadeiras no STF.
É a terceira vez que Mendes ocupa vaga de ministro do TSE. Ele ocupou a presidência do tribunal entre 2008 e 2010. O ministro atua como substituto no tribunal desde novembro, quando a ministra Cármen Lúcia deixou a vaga e voltou a exercer o cargo de ministra somente no STF.
Conforme Só Notícias já informou, ele foi eleito em dezembro como um dos três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que são membros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e exercem o mandato por dois anos. Ele obteve nove votos dentre os 11 ministros da Suprema Corte, para ocupar a vaga que foi anteriormente exercida pela ministra Cármen Lúcia, que, em novembro passado, encerrou seu biênio no TSE, quando ocupava a presidência da corte eleitoral. Antes de ser escolhido para o posto, o ministro Gilmar Mendes era ministro substituto no TSE.