O ministro Gilmar Mendes toma posse como presidente do Conselho Nacional de Justiça nesta quarta-feira, em solenidade na sede do CNJ, para mandato de dois anos. Na mesma oportunidade, toma posse como conselheiro o advogado Marcelo Rossi Nobre, com mandato de mesma duração.
Gilmar Mendes, que passa a presidir também o Supremo Tribunal Federal a partir do dia 23 de abril, nasceu na cidade de Diamantino, em Mato Grosso. É considerado um dos maiores especialistas brasileiros em direito constitucional.
Graduado em direito pela Universidade de Brasília em 1978, Mendes tem mestrado pela mesma UnB. Na Universidade de Münster, na Alemanha (Westfälische Wilhelms-Universität Münster, RFA), fez mestrado e doutorado no período de 1988 a 1990.
Ministro do STF desde 2002, Gilmar Mendes já exerceu os cargos de advogado-geral da União (2000), subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil (1996), assessor técnico do Ministério da Justiça (1995) e consultor-jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República (1991), entre outros. No Legislativo, foi assessor técnico na relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados (1993).