O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou hoje, termo autorizando o repasse de R$ 10 milhões ao governo do Estado para a realização do procedimento licitatório para a compra dos equipamentos do Hospital Municipal de Sinop. O ato aconteceu, agora há pouco, durante inauguração do hospital estadual de Várzea Grande, e atendeu a uma cobrança do secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, que pedia a agilidade do ministério para a liberação do dinheiro. O ministro disse que espera relação dos equipanentos e fez nova previsão para o hospital funcionar: ano que vem. Padilha não mencionou a data. A última previsão feita era abrir o hospital até o fim deste ano, mas é mais uma previsão que furou.
Os R$ 10 milhões são para comprar blocos cirúrgicos, equipamentos de laboratórios, entre muitos outros aparelhos. O hospital tem mais de 70 leitos e a estrutura física está concluída desde o final de 2008.
Além da compra dos equipamentos, a Secretaria de Estado de Saúde já está procedendo a chamada pública para contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciar a unidade hospitalar. A Câmara de Sinop aprovou projeto da prefeitura autorizando a cessão do prédio ao governo do Estado gerir o hospital por meio deste novo tipo de proposta.
O prefeito Juarez Costa disse que a parte da prefeitura está pronta. “Já passamos hospital para o Estado e enviamos relação dos equipamentos para a secretaria. O secretário Henry está bem empenhado em colocar o hospital apra funcionar o quanto antes. Essa assinatura do ministo no convênio representa definitivamente a aquisição dos principais equipamentos para o hospital funcionar o quanto antes, que é o nosso desejo”, declarou, ao Só Notícias.