O ministro das Relações Exteriores, José Serra, estará em Mato Grosso, nesta segunda-feira, para o lançamento da MT Escola de Teatro, às 17h, no Cine Teatro Cuiabá. Logo depois, às 19h, ele participa da cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado e Associação Pró-Hidrovia Paraguai – Paraná (APH), para estudo de viabilidade de retomada do Porto de Cáceres.
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) oficializa a disponibilização do Porto Fluvial de Cáceres para a Associação Pró-Hidrovia Paraguai – Paraná (APH), com o intuito da retomada da operação do porto. Com a reativação, será possível intensificar o desenvolvimento das regiões Sudoeste e Oeste de Mato Grosso. A ação se deve ao Termo de Cooperação Técnica 001/2016, assinado entre a Metamat e a associação, para que sejam realizados estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental, e a elaboração do Plano de Investimento para a retomada da operação.
A reativação do Porto de Cáceres é essencial para a integração comercial com a América do Sul, pela Hidrovia Paraguai-Paraná, e para fortalecer a logística dos produtos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está em construção no município. A hidrovia deve ligar Mato Grosso a outros centros produtores e exportadores, o que além de promover o desenvolvimento econômico, vai gerar novos empregos e investimentos.
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) anuncia uma iniciativa inédita na história da cultura mato-grossense e aposta no poder transformador da arte e nas potencialidades da cultura como fonte de emprego, renda e desenvolvimento. A MT Escola de Teatro, é um centro inovador na formação profissional das artes cênicas, dará cursos gratuitos, voltados a alunos de todo o Estado, terão foco na formação técnica e profissional e serão certificados. A Escola funcionará no Cine Teatro Cuiabá e será gerida pelo grupo Cena Onze, em parceria com a SP Escola de Teatro, criada durante a gestão de José Serra na Prefeitura de São Paulo, em 2006, e expandida em sua gestão como governador do Estado de São Paulo. Hoje, a instituição é reconhecida mundialmente, exportando seu sistema pedagógico para países como Suécia e Finlândia.
Em Mato Grosso, a Escola deverá seguir os mesmos parâmetros, incluindo em seu corpo de professores profissionais em atuação no estado e também de outras partes do país. A Escola terá como objetivo a formação de excelência para as artes do palco, oferecendo oportunidades para jovens de todas as regiões do Estado, com foco na geração de trabalho e renda.
(Atualizada às 08:37h em 14/11)