O repasse R$ 200 mil do ministro da Saúde, Ricardo Barros, deve ocorrer de forma imediata para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti no maior município do Nortão. Segundo a prefeita Rosana Martinelli (PR), o recursos será depositado em duas parcelas de 60% e 40%. Além disso, os agentes receberão kits auxiliar no trabalho de combate à dengue, zika vírus e chikungunya. “Ele destinará bolsas para os agentes de saúde e um valor de aproximadamente de R$ 200 mil para auxiliar no combate à dengue", informou.
Ainda de acordo com prefeita, durante encontro com ministro, houve solicitações de atenção especial para criação da Casa do Parto e implantação de um centro para realização de exames por imagens. "Os recurso terão participação federal, estadual e do município. Queremos dar uma comodidade melhor para as mães. Além disso, Sinop é a cidade que mais nasce crianças no Norte do Estado. Por isso, pedimos recurso de aparelhamento de um centro de imagens de alta e média complexidade. Com este centro, as pessoas não precisariam ir até Cuiabá para fazer esses exames, por exemplo. Seriam feitos todos em Sinop”.
Na última segunda-feira, conforme Só Notícias já informou, houve o lançamento da campanha de combate à dengue, na câmara de vereadores. A retirada de entulho e lixo acumulados na área urbana começa na segunda-feira (30), em todos os bairros, nos próximos 90 dias. A lista com o nome das localidades e o dia de coleta ainda serão divulgadas pela prefeitura.