O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou, hoje, que o Governo Federal trabalha “para vencer os desafios ambientais” que impactam sobre as BR-158 e 242 em Mato Grosso e que as obras de pavimentação em trechos das duas rodovias deverão ser viabilizadas em toda a sua totalidade.
A BR-158, em seu traçado original, adentrou a TI Marãiwatsédé, dos Xavantes, criada posteriormente à implantação da estrada. Em 2019, o Ministério Público Federal pediu à Justiça a suspensão do uso da via e requereu que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) se abstivesse de emitir licença ambiental quanto ao trajeto. Diante disso, o governo decidiu por um contorno de 190 km para que a pista não passasse pela reserva. A previsão era de que as obras fossem iniciadas em 2022, mas o projeto não avançou.
Renan disse que os projetos de infraestrutura apresentados pelo senador Jayme Campos “são fundamentais” e enfatizou que no caso das rodovias, são trechos relativamente pequenos, mas que impactam diretamente no escoamento da produção de grãos. Recentemente, o Ministério dos Transportes liberou R$ 370 milhões já para ações nas BRs-158 e 242.
Este ano, o Ministério dos Transportes deverá aplicar este ano perto de R$ 1 bilhão em Mato Grosso. Ao todo, serão R$ 502 milhões para manutenção das estradas, e R$ 493 milhões para obras de construção e adequação viária.
Jayme Campos lembrou ao ministro que Mato Grosso carece de infraestrutura para escoamento da produção de grãos ao destacar que o Estado é o hoje o terceiro maior produtor de grãos do mundo. “O primeiro maior produtor são os Estados Unidos, o segundo o Brasil, e o terceiro Mato Grosso. Passamos a Argentina”, declarou.