O ministro Alexandre Padilha estará em Várzea Grande nesta terça-feira para inaugurar, juntamente com o governador Silval Barbosa, o Hospital Estadual Metropolitano "Lousite Ferreira da Silva", no bairro Cristo Rei. A solenidade é às 9 horas e também será feita entrega de equipamentos hospitalares para os PSFs do Estado. O Metropolitano será gerenciado em parceria com Organização Social de Saúde (OSS) – Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas), que comandará também a operacionalização e execuções das ações e serviços de saúde da unidade. O governo estadual diz que que "será referência para os serviços de cirurgias gerais, traumatologia e ortopedia, além de ofertar serviços de imagem".
O Ipas fará cerca de 500 cirurgias/mês, 900 exames de imagem e 3.500 raio-x, incluindo atendimento ambulatorial, serviços de apoio diagnóstico terapêutico (SADT-Externo), atendimento a urgência e emergência e cirurgias de vídeos, além da implantação de sistema de informatização para a gerenciamento hospitalar.
O secretário Estadual de Saúde, Pedro Henry, disse que a sociedade ganhará um hospital público totalmente informatizado, sem papel, ou seja, o gerenciamento de todos os procedimentos, protocolos, prontuários, custos, estarão integrados em um Sistema, onde a secretaria poderá monitorar on line o andamento gerencial da unidade hospitalar, dando maior transparência em seus atos e patrocinando mecanismos e acesso à fiscalização, além da realização de 500 cirurgias por mês