PUBLICIDADE

Ministro do Desenvolvimento Social participa de encontro regional em Sinop

PUBLICIDADE

O ministro Alberto Beltrame,  do Desenvolvimento Social, confirmou participação na abertura do Encontro Regional Centro-Oeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), na próxima segunda-feira, em Sinop. Durante dois dias, o município também irá receber representantes de pelo menos dois estados (Goiás e Mato Grosso do Sul) e do Distrito Federal, para o evento que será realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Com a temática 'Desafios para a Universalização do Suas na Atual Conjuntura', a abertura do evento está prevista para as 8h, com apresentações culturais e a presença de autoridades. A partir das 9h, ocorrerá a palestra sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal conduzida por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria do Carmo Brant de Carvalho, do Fonseas, Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre, e do Congemas, Jose Roberto Zanch. O segundo Painel debaterá a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

No período da tarde o Congemas debaterá o Pacto Federativo, Competências dos Entes Federados no Suas em Tempos de Crise com o palestrante Carlos Nambu, conselheiro Nacional e coordenador da Comissão de Financiamento e Orçamento da Assistência Social. Na sequencia haverá a palestra sobre fenômenos que expressam as desproteções e as especificidades regionais, com José Rodrigues.

No segundo dia, representantes do MDS conduzirão oficinas sobre parâmetro de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência, execução financeira e orçamentária, integração da proteção social básica com o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional, novas iniciativas do Cadúnico: Rede Cadastro único, relcad e consulta cidadão e os desafios de gestão do programa Bolsa Família.

Para contextualizar os temas, os gestores municipais participarão de workshops sobre a Integralidade da Proteção Social, a Gestão Democrática e Comunicação no SUAS, a Integração dos Serviços, Programas e Benefícios, Aprimoramento da Gestão e a  Gestão do trabalho, vigilância, além da Gestão Orçamentária e Financeira.

Dea cordo com a assessoria do município, ocorrerá também uma oficina específica sobre "O Papel da Assistência Social no Atendimento aos Migrantes".

A realização é do Congemas, com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Secretaria Municipal de Assistência Social de Sinop, Ministério do Desenvolvimento Social e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE