O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou hoje a intenção do governo federal de conceder à iniciativa privada o trecho da BR-163 entre Sinop a Miritituba, no Pará (onde há um porto) assim como ocorre com o trecho da rodovia a partir da divisa com Mato Grosso do Sul até Sinop (cerca de 800 km). Tarcisio disse que previsão é do leilão de concessão ser feito no fim deste ano ou no início do próximo.
Da divisa de Mato Grosso com Pará até Miritituba ainda faltaria cerca de 170 km para serem asfaltados. De acordo com o ministro, a prioridade do governo é concluir o asfaltamento do trecho antes de realizar o leilão. “A meta de 2019 é que (o trecho de) Miritituba seja pavimentado até o final do ano. Temos toda uma preparação de obra para o andamento da operação. Naquele trecho você trabalha cinco meses por ano no máximo, por conta das chuvas. Isso requer uma preparação no período de chuva para produzir material para aplicar tão logo tenha a brecha climática,” declarou. Há pouco trecho de 51 km que também não tem asfalto.
Atualmente, centenas de carretas saem das regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso rumo a Miritituba e Santarém transportando soja, milho e dezenas de outros produtos. Nesta época de chuvas, os trechos não pavimentados acabam tendo atoleiros o que atrasa viagens e faz com que centenas de motoristas fiquem esperando operações do Exército para eliminar atoleiros.
As ações da operação concentram-se em dois trechos que, juntos, somam mais de 100 quilômetros. Outro trecho, até Santarém, também no Pará, com 58 quilômetros, também é alvo das ações.
A Agência Brasil informa também que, em 2007, a projeção era de cerca de 1.400 veículos trafegando pela BR-163 por dia. Em 2015, a projeção era de 3 mil caminhões. A expectativa é que a produção de grãos do país atinja 247,3 milhões de toneladas este ano, 4,5% a mais do que na safra passada. A estimativa é de 118,8 milhões de toneladas de soja e 91,2 milhões de toneladas de milho.
Além da conclusão do trecho da BR-163, o ministro apontou como prioridade o término da construção da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop ao Porto de Miritituba, um trecho de em 933 quilômetros de extensão. De acordo com Freitas, o contrato de concessão da BR-163 à iniciativa privada será mais curto do que os de 30 anos, usualmente usados pelo governo. Ele vigorará até a finalização da construção da ferrovia.