PUBLICIDADE

Ministro derruba restrição e MT pode firmar convênios federais

PUBLICIDADE

A Procuradoria Geral do Estado conseguiu liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que determina que a União cumpra a ação cautelar, pedida pelo estado, que a obriga a firmar convênios com o Estado de Mato Grosso. A liminar foi concedida pelo ministro do STF, Eros Grau, que acatou a ação do estado e determinou que a União suspendesse a inscrição de Mato Grosso nos cadastros de inadimplência do CAUC (Cadastro Único de Exigências para Transferências Voluntárias). Em seu despacho, Eros Grau colocou que a inscrição do Estado no CAUC foi inconstitucional. Assim, Mato Grosso estava impedido de firmar convênios com a União.
 
Mas, o Governo Federal não estava cumprindo a determinação do STF, causando sérios prejuízos à Mato Grosso. Isso fez com que a PGE-MT entrasse com o pedido de liminar, concedida esta semana pelo ministro Eros Grau. Se não cumprir a determinação, a União irá incorrer em crime de desobediência.
 
Determina o ministro: “A petição (da PGE) dá conta de que a determinação judicial não está sendo cumprida pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e, por via reflexa, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Determino o imediato cumprimento, com urgência, pena de a omissão caracterizar crime de desobediência.
 
Com isso, o estado de Mato Grosso obteve permissão para que o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso) firme convênio com o Ministério da Agricultura para o trabalho de fiscalização relativos a área sanitária na fronteira do Brasil com o Bolívia. O descumprimento da ação por parte do governo federal estava impedindo a assinatura do convênio.
 
A Procuradoria Geral do Estado conseguiu, com isso, viabilizar as demais matérias em outros convênios de interesse da administração pública, como por exemplo, nas áreas da Saúde e Educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de R$ 4 milhões serão destinados para obras de drenagem no Nortão  

O executivo municipal iniciou os trâmites de pregão eletrônico...

Secretário de MT enfatiza evolução do setor produtivo na COP 29

“Mato Grosso tem sido referência de um agronegócio sustentável,...

Investimentos estaduais em praças em Mato Grosso chegam a R$ 64 milhões

Os investimentos do governo estadual em obras em praças...
PUBLICIDADE