PUBLICIDADE

Ministro da Previdência indica que governo deve vetar FGTS de domésticas

PUBLICIDADE

O ministro Nelson Machado (Previdência) indicou hoje que o governo deverá vetar a obrigatoriedade do recolhimento do FGTS e da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa para as empregadas domésticas. O direito foi incluído pelo Congresso Nacional durante o processo de votação da medida provisória 284.

“Vetaremos aquilo que não tem condição de levar à formalização ou que contrarie a formalização nesse momento”, disse o ministro.

Segundo ele, não há dados que comprovem que o FGTS vá contra a formalização, mas sim “pressupostos” de que a formalização não ocorreria como desejada –o Brasil tem 6 milhões de empregadas domésticas e só 1,8 milhão são formalizadas. Por essa razão, o governo irá separar a discussão em duas pautas.

A primeira pauta é a MP 284, que permite que os empregadores deduzam do Imposto de Renda a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para até uma empregada limitado a um salário mínimo.

A outra pauta seria a dos direitos, como a inclusão no FGTS, regulamentação das horas de trabalho e organização sindical. De acordo com Machado, o governo irá formar uma comissão com representantes do governo, empregadores e empregados para discutir o assunto.

“Não estamos pedindo para que [os empregados domésticos] abram mão dos direitos, só estamos dizendo que não estava na pauta inicial.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até o dia 20 para fazer a sanção ou veto das medidas.

Já a representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Ione Santana de Oliveira, disse que apesar da indicação de veto, a categoria está satisfeita, já que foi chamada para discutir o assunto. No entanto, disse que não abrem mão da busca pelos direitos.

“Nós não abrimos mão do nosso direito. Continuamos trabalhando para que ele seja regulamentado.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE