O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou, no final da manhã, a liberação emergencial, na próxima semana, de R$ 5 milhões para dar apoio ao município de Colniza (1.050 Km a Noroeste de Cuiabá), distritos de Guariba (1.250 Km da Capital) e Três Fronteiras (a 1.360 km) além de cinco comunidades que estão isoladas por conta das fortes chuvas que atingem a região. O recurso será destinado para atender à população com alimentação, deslocamento, medicamentos entre outras necessidades.
O anúncio foi feito no final da manhã após ele se reunir, no Palácio Paiaguás, com o governador Silval Barbosa. “Ficou acertado que o Governo do Estado ira elaborar em caráter de urgência um projeto das necessidades prioritárias na área de infraestrutura para desbloquear os acessos. Ficou definido na reunião que a primeira ação deve ser a construção das novas pontes, e neste sentido, a preferência é que se construa pontes de concreto”. O documento, de acordo com o ministro deve ser entregue pelo Estado, no mais tardar, nesta quinta-feira (17).
Segundo a prefeita de Colniza, Nelci Capitani, os Governos Estadual e Federal estão presentes e sensíveis à situação do município. “As posições do ministro e do governador Silval Barbosa foram firmes e determinadas no sentido de resolver a situação o mais rápido possível”, concluiu.
Conforme Só Notícias já informou, as localidades estão isoladas deste a última sexta-feira por causa das chuvas intensas que elevaram o nível dos rios e destruíram as pontes da MT-418 sobre o rio Canamã, e da MT-206, rodovias que ligam o município às demais localidades, onde estava a maior ponte de madeira da América do Sul, com 278 metros, sobre o Rio Aripuanã não resistiu a força do rio que subiu muito. A passagem entre Colniza e o distrito de Guariba, a 200 quilômetros de distância, está interrompida.
O governador determinou que seja instalada base aérea em Juína, onde estará uma aeronave para transporte de alimentos, combustíveis e outros materiais para a população. A Defesa Civil do Governo de Mato Grosso visitou a comunidade de Guariba, ontem, e já fez levantamento da situação do local. Hoje, a equipe esteve na comunidade de Três Fronteiras.
Além de Colniza, também já decretaram situação de emergência em Mato Grosso os municípios de Nova Xavantina (645 km a Leste de Cuiabá), Novo Mundo (785 Km ao Norte) e Aripuanã (1.002 Km a Noroeste da Capital). A situação destes municípios também será contemplada no plano de trabalho para liberação de recursos do Governo Federal para Mato Grosso.