O ministro Fernando Haddad recebeu agora há pouco, do prefeito Nilson Leitão, o pedido para que o campus de Sinop seja desvinculado da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e implantada a Universidade do Norte de Mato Grosso, com os seis cursos já implantados.
•Veja fotos da solenidade clicando aqui
Haddad veio inaugurar a primeria etapa do campus da UFMT, destacou que os pedidos feitos ainda serão analisados, mas já adiantou que há pretenção do Governo Federal em dar uma atenção específica para o campus, com a destinação de mais laboratórios, salas de aulas, entre outras obras. “No plano de expansão o campus de Sinop terá atenção específica. Pretendemos atender, até 2010, 5 mil alunos e isso refletirá na contratação de mais professores, a vinda de novos cursos de graduação e também poderemos desenvolver pós-gradução. E com essa dimensão vai resultar na autonomia do campus, é um processo natural e não pode ser abortado”, enfatizou.
O ministro lembrou que a implantação do campus é uma conquista histórica da região e “confirma a necessidade das oportunidades irem até o interior, e não os jovens irem atrás das oportunidades”.
O prefeito Nilson Leitão também destacou que “A UFMT vem de encontro com o crescimento e desenvolvimento da região. Talvez seja a melhor indústria que qualquer cidade precisa, do conhecimento, da qualificação, e com toda economia financeira, nós teremos geração de empregos e qualidade de vida acima da média”.
Ele lembrou que a cidade cresce acima da média nacional e não oferece profissionais suficientes para o mercado. “Não temos médicos suficientes na rede pública. Precisamos de uma faculdade e assim ampliar o serviço social”, enfatizou.
Neste momento, o ministro e autoridades fazem a solenidade oficial de inauguração da primeira etapa do projeto.