PUBLICIDADE

Ministro afirma que Embrapa em Sinop começa a operar no 1ºsemestre-2010

PUBLICIDADE

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse, em entrevista exclusiva ao Só Notícias, que o centro de pesquisas da Embrapa Mato Grosso, em Sinop, entrará em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem. “Está tudo em ordem: recursos disponíveis, projetos aprovados, área definida, além dos recursos orçamentários garantidos”, afirmou. O ministro anunciou que o número de profissionais do centro passará de 101 -previsto inicialmente- para 137. “Serão em torno de 30 cientistas e pesquisadores. Mas, como eles trabalham em rede o número de profissionais vai se multiplicando. Os demais técnicos estão sendo recrutados e começam a chegar este ano. Com certeza, no primeiro semestre de 2010 (o centro) estará funcionando”, afirmou.

A Embrapa está finalizando a legalização da área (entre o aeroporto e o rio Teles Pires), doada pela prefeitura que fez permuta de terras com um fazendeiro, e ainda não anunciou quando as obras iniciam. Serão cinco mil metros quadrados de área construída com laboratórios, auditório, biblioteca, salas de reuniões e de trabalho, garagens e oficinas. A unidade em Sinop buscará soluções e inovações para problemas da cadeia de produção agropecuária nacional, incluindo pequenos produtores, agricultores familiares e comunidades tradicionais.

O centro de pesquisas atenderá também as especificidades locais de seu território de intervenção. Vai, também, coordenar e integrar ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para o desenvolvimento de tecnologias com enfoque na preservação e na sustentabilidade. Terá ainda estação meteorológica de alta precisão e casa de vegetação entre outras estruturas de suporte para execução de pesquisas.

A chefe da Secretaria Executiva do PAC Embrapa, Vânia Castiglione, informou, através da assessoria, que serão investidos R$ 12 milhões para instalação da unidade. Já foram adquiridos veículos para transporte de pessoas e carga, tratores, máquinas e implementos agrícolas além de equipamentos laboratoriais e de informática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE