A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, estará em Cuiabá, amanhã, na apresentação da operação Mato Grosso Verde, envolvendo órgãos dos governos federal e estadual e da instalação do Ciman – Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional, na sede da Superintendência de Defesa Civil. Às 15 horas, está previsto um vôo panorâmico ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos Parques escolhidos para turismo ecológico, em razão da Copa do Mundo de 2014, à Cachoeira Véu de Noiva.
A Operação Mato Grosso Verde tem por objetivo monitoramento de áreas de risco suscetíveis a incêndios florestais no Estado de Mato Grosso, detecção de focos, aviso e ataque inicial rápido pelos órgãos de resposta, de acordo com as prioridades estabelecidas pelo governo do estado.
Durante a operação que envolverá o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SEMA, CBMMT, Defesa Civil, Superintendência para Assuntos Indígenas e PMMT, além do Governo do Distrito Federal (CBMDF), também poderão ser monitoradas as áreas de desmatamento (levantadas por denúncias, localizadas por imagens de satélite). Todas as informações obtidas por meio desse monitoramento serão repassadas aos órgãos ambientais de fiscalização competentes a fim de nortear operações especificas desses órgãos.