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Ministra garante em Cuiabá recursos de R$ 15 milhões para ferrovia

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Aproximadamente R$ 15 milhões deverão ser liberados pelo Governo Federal para a construção dos trilhos da ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) até Cuiabá. A confirmação foi feita pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, ontem à noite, durante comício do candidato a prefeito da capital mato-grossense, Lúdio Cabral (PT).

De acordo com o jornal Estadão, a ministra afirmou que a presidente Dilma Rousseff deve assinar um termo de compromisso com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a elaboração dos estudos iniciais de execução da obra. Conforme o projeto, 166 quilômetros estão prontos e outros 80 quilômetros deverão ser concluídos até o final deste ano, chegando em Rondonópolis, onde o complexo deverá ter capacidade de carregamento de até 10 mill toneladas em seis horas.

A expectativa é que a execução dos trilhos à Cuiabá comecem em 2014. O terminal tem como objetivo auxiliar na movimentação de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de carga por ano e, é composto por área de classificação de grãos; descarga de caminhões; armazenagem (silos); tulha (carga dos vagões), e edificações de apoio (guaritas, escritórios, balanças, posto de combustível). No Estado, já há três cidades com terminais da ferrovia instalados: Alto Taquari , Alto Araguaia e Itiquira.

Outra ferrovia
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que passará por Mato Grosso, está sem data para sair do papel. Isto porque a concorrência pública para a contratação da empresa de consultoria de engenharia para elaboração de projeto executivo para implantação do trecho entre Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde foi adiada e ainda não há nova data para ser realizada.

Conforme Só Notícias informou, a elaboração do projeto executivo é o primeiro passo para que a ferrovia comece a ganhar forma e sair do papel. Ele é um relatório técnico aprofundado sobre a obra. Somente após a conclusão deste documento é que a Valec (empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes e a responsável pelo empreendimento) poderá abrir licitação para iniciar efetivamente a obra. Anteriormente, foi estipulado que o projeto estaria concluído até o início de 2013. Acontece que como ele é um estudo aprofundado, o mesmo seria demorado. O que pode fazer com que a obra física atrase ainda mais. A projeção era iniciar estas obras em 2014.

 

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