A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o governador Silval Barbosa lançam, nesta segunda-feira, durante a abertura da primeira reunião de trabalho dos secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal deste ano, o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) que tem como objetivo potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais.
No Ciman os órgãos envolvidos compartilham informações e ações, respeitando as competências e particularidades de cada um, dentro do Sistema de Comandos de Incidentes (SCI) integrando as ações de respostas aos incêndios florestais e com isso, conferindo uma maior agilidade e eficiência nas ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais, cada vez mais crescentes, relacionados aos efeitos das queimadas e dos incêndios florestais.
Este ano o Centro Integrado, por meio da Sala de Situação, funcionará no prédio anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
No ano passado, ao lançar o Ciman, a ministra do Meio Ambiente destacou o pioneirismo do Estado na implementação de estratégias de prevenção com resultados positivos.
O Ciman é formado por técnicos do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual/Casa Militar, o Ciman