A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste é um dos projetos que constam na segunda parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e será anunciado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na próxima segunda-feira (15), em Lucas do Rio Verde. O modal ferroviário vai interligar em sua primeira parte Uruaçu (GO) à cidade de Mato Grosso e está orçado em R$ 4,1 bilhões. A apresentação do projeto e a demonstração do traçado serão na Faculdade Lasalle.
Um outro ramal da ferrovia projeta, em um segundo momento, ligar Lucas do Rio Verde até Vilhena (Rondônia), em uma extensão de 1,602 mil km e aporte de R$ 6,4 bilhões. O PAC 2 tem projetos do governo federal em infraestrutura de transporte (portos, ferrovias, hidrovias e rodovias) focados nas melhores opções de logística para a produção agrícola, principalmente no Centro-Oeste. A construção deve começar em 2011 e terminar em 2014. A obra, segundo dirigentes do setor produtivo, fará a valor da produção agropecuária do Estado ampliar de R$ 13 bilhões para R$ 30 bilhões quando estiver pronta, reajuste de 130,7%. Além disso vai economizar cerca de R$ 1 bilhão no custo do frete, comparado ao rodoviário.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, explica que a obra é espécie de compensação ao Estado de Mato Grosso diante da demora de outros investimentos logísticos, como a Hidrovia Teles Pires/Tapajós, tida como prioridade pelo agronegócio. A respeito dessa obra, Pagot, explica que a hidrovia está associada a uma hidrelétrica, que requer estudos mais aprofundados de viabilidade.
“O governo determinou estudo de canais laterais para desviar e também eclusas”, explica. “E por que o canal? As hidrelétricas que serão implantadas no Teles Pires, exceto a de São Luiz de Tapajós, a 300 km de Santarém, as outras 5 serão a fio d”água”. De acordo com o diretor, as hidrelétricas não terão barragens com lagos. “Elas serão transpostas com canais laterais e eclusas”.
O diretor-geral do Dnit acrescenta ainda que dentro dos recursos do PAC 2 para Mato Grosso, o governo federal contemplará o Estado com recursos da ordem de R$ 2,4 bilhões para obras de duplicação rodoviária a partir do ano que vem. A ampliação do trecho entre Rondonópolis e Diamantino está também no PAC 2.
Além da ministra Dilma e de Pagot, também estarão presentes na apresentação da ferrovia o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, futuro ministro dos Transportes, após o afastamento do ministro Alfredo Nascimento para eleição; representante do Ministério da Agricultura; presidente da Valec, Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, empresa responsável pela concessão; e os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, e de Goiás, Alcides Rodrigues.