PUBLICIDADE

Ministra aponta dificuldade para combater desmatamento este ano

PUBLICIDADE

O Brasil terá grandes dificuldade para conter o desmatamento em 2008 e manter o retrospecto de três anos consecutivos de queda nos índices de derrubada nas florestas. A afirmação é da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou hoje (5) da abertura do 1º Seminário Nacional de Combate à Desertificação, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

“É um período difícil, com estiagem que se prolongou. Período em que tivemos elevação de preços de algumas commodities agrícolas e, ao mesmo tempo, um período eleitoral, em que a ação de fiscalizar e combater fica sem reflexo nos espaços locais”, argumentou Marina Silva. Para a ministra, o governo federal terá que “ter mais agilidade e capacidade de resposta” para que se mantenha os índices negativos de desmatamento.

“Temos que interagir mais fortemente com os setores que estão atuando em conjunto, como Ibama, Polícia Federal, Exército, Polícia Rodoviária Federal e os agentes locais”, afirmou

A ministra ressaltou que algumas medidas do governo contra os municípios campeões em desmatamento têm contribuído para diminuir o desmatamento da Amazônia. Essas localidades estão impedidas, por exemplo, de contrair empréstimos públicos.

“Foram tomadas medidas fortes, como a moratória aos 36 municípios [da Amazônia] que mais desmatam, a resolução do Conselho Monetário que proíbe crédito para áreas ilegalmente desmatadas, a criminalização da cadeia produtiva para quem desmata, produz e compra produto de áreas ilegalmente desmatada. Com isso, esperamos uma redução do desmatamento.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE