PUBLICIDADE

Ministério Público do Trabalho é instalado em Sinop

PUBLICIDADE

Foi instalada pela hoje de manhã em Sinop a sede da Procuradoria Regional da 23ª região do Ministério Público do Trabalho. A partir de agora, todas as ações relacionadas à questão empregado-empregador, trabalho escravo dentre outras, que antes eram atendidas apenas por Cuiabá, passam a ser interiorizadas pelo município, que atenderá também outras 12 cidades da região. Conforme a procuradora chefe no Estado, Eliney Bezerra Veloso, a instalação do ofício contribuirá para a melhoria nas ações trabalhistas.”Atuamos em várias frentes ligadas a questões trabalhistas. Hoje, o Ministério tem sete grandes metas, dentre as quais a busca pela erradicação do trabalho infantil, do trabalho análogo de escravo, a defesa do ambiente de trabalho seguro e saudável,enfim, são atribuições do Ministério zelar pelo cumprimento de tais leis”, destacou a procuradora.

Inicialmente, o atendimento será feito por servidores. “Enquanto não tivermos a lotação efetiva permanente dos procuradores do trabalho nós funcionaremos em regime de plantão em que os procuradores da capital virão a Sinop pelo menos uma vez por mês e atenderão as demandas urgentes”, destacou. Ainda segundo Eliney Veloso, serão dois procuradores oficiais, dois técnicos permanentes e dois estagiários que farão parte dos trabalhos do ofício.

Segundo o sub-procurador geral do trabalho no Brasil, Luis Antônio Camargo de Melo, que acompanhou a cerimônia, outros 100 novos ofícios devem ser implantados no país, destes alguns devem ser dirigidos para Mato Grosso. “A partir da instalação trabalharemos para futuramente instalar um ofício em cada município que tem vara do trabalho”, destacou. “É preciso facilitar o acesso do cidadão ao poder público e é isso que queremos ao abrir os ofícios no país”, finalizou.

Para o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria em Mato Grosso (FITIEMT), Vilmão Galvão, com a vinda desta estrutura para o município muitas ações poderão ser agilizadas. “Muito dos nossos trabalhos serão facilitados, já que antes tínhamos uma grande distância a percorrer, mas o noticiamento de todas as irregularidades que houver será agilizado, já que a sede está em nossa cidade”, destacou o vice-presidente.

A delegada regional do trabalho em Mato Grosso, Marilete Mulinari Girardi, uma parceria entre o ofício e a agência do trabalho em Sinop será firmada. “O Ministério Público é um grande parceiro da delegacia regional do trabalho. Nós temos uma agência e com a instalação deste ofício dará um reforço para ela. Nós estamos aqui com a intenção principal de transformar a nossa agência em sub-delegacia e assim poderemos trazer para cá mais servidores e auditores fiscais, para que a região Norte possa ser melhor atendida”,destacou a delegada.

Além de Sinop, uma sede do ofício foi instalada ontem em Alta Floresta e 30 cidades da região serão beneficiadas. Outra será inagurada no dia 24 em São Félix do Araguaia. Participaram da cerimônia de instalação juizes, advogados, promotores, representantes do poder público e vereadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE