PUBLICIDADE

Ministério Público designa promotor para investigar deputado estadual acusado de homofobia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Fablicio Rodrigues/arquivo)

A nota de repúdio que o Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu contra o deputado Gilberto Cattani (PSL) reclamando de preconceito e homofobia é o menor dos problemas que o parlamentar tem com os órgãos de controle. É que o Ministério Público Estadual (MPE) recebeu denúncia na semana passada e nesta deve começar a trabalhar num inquérito para investigar se houve o crime de homofobia ao postar nas redes sociais imagem dizendo que “ser homofóbico é uma escolha, ser gay, também”. De acordo com a assessoria de imprensa do MPE, o caso será investigado em Cuiabá pelo promotor de justiça Henrique Schneider Neto, que tem atribuição para este assunto.

A denúncia contra Cattani partiu do Grupo LivreMente, que visa articular ações de construção e efetivação de políticas públicas destinadas à população LGBTQIA+ em Mato Grosso e teve apoio de outras entidades que lutam pela causa. Em nota coletiva, os grupos lembraram que homofobia é crime no Brasil e ressaltaram que a homossexualidade não é uma doença.

“Existe todo um esforço coletivo para que possamos construir uma sociedade justa, fraterna e igualitária. Atitudes, que pretendem reforçar o preconceito e a violência, devem ser repudiadas. A postagem do referido deputado, serve de alimento para ampliar a violência contra pessoas LGBTQI+, somente por conta da orientação sexual e ou identidade de gênero. Cabe lembrar ao referido deputado que dia 17 de maio, comemoramos, o dia internacional de luta, onde a OMS (Organização Mundial de Saúde), retirou o a homossexualidade do rol de doenças, a despatologizaçao, assim como a heterossexualidade não é doença e tão pouco opção, a homossexualidade também não é”, diz trecho da nota.

A postagem de Cattani foi feita na semana passada logo após os atos de conscientização promovidos pelo Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado no dia 17. Além de publicar, Cattani compartilhou a imagem com outros parlamentares que seguem a mesma linha ideológica na Assembleia Legislativa e arrancou risos dos colegas durante sessão plenária.

Procurado por Só Notícias, o deputado disse, por meio da assessoria, que não vai se pronunciar até que seja notificado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE