PUBLICIDADE

Ministério aprova convênio para políticas indígenas em MT

PUBLICIDADE

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, aprovou o convênio de ação conjunta para políticas indigenistas, em uma parceria com o Governo Federal e do Estado, juntamente com a Fundação Nacional do Índio (Funai), para compatibilizar as políticas e orçamentos. O aval foi dado, hoje pela manhã, durante reunião do governador em exercício de Mato Grosso, Chico Daltro, em Brasília.

A consolidação da parceria deve ser selada durante a visita que o ministro fará a Cuiabá, a ser agendada ainda esta semana. Na oportunidade, conforme informou Chico Daltro, o ministro assinará o pacto de enfrentamento às drogas e de segurança nas regiões de fronteira do Estado. "Queremos uma ação governamental propositiva e construtiva, ações mais fortes. Programas implementados permanentemente para a melhoria das ações indígenas", disse.

Conforme o governador, o convênio consiste em compatibilizar os trabalhos junto à Funai, principalmente nas questões de educação e saúde. A soma de esforços, tanto na avaliação como na destinação de recursos também é um dos braços dessa proposta de política indígena. "O Governo do Estado quer trabalhar juntamente com a União, já que é por meio do Governo Federal/Funai que as medidas devem passar antes de qualquer decisão. A intenção é melhorar a situação dos índios do nosso Estado, propondo ações de valorização da comunidade indígena em Mato Grosso".

A melhoria do sistema prisional foi outro tema discutido entre o governador e o ministro Cardozo, que determinou à secretária da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que receba os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa e de Segurança Pública, Diógenes Curado, para discutirem as demandas do setor e analisar os projetos de Mato Grosso já encaminhados na Pasta, entre eles o monitoramento eletrônico dos internos em presídios do Estado.

Também participou da audiência o secretário adjunto de Programas, Políticas e Projetos da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel Wilkerson Felizardo Sandes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE