PUBLICIDADE

Minc mantém embargos em MT e promete apoio a madeireiros

PUBLICIDADE

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a manter em vigor o decreto que criou uma espécie de “lista negra” com os 36 municípios responsáveis pela ampliação do desmatamento na Amazônia, informa o portal Terra. 19 destas cidades são em Mato Grosso (Alta Floresta, Marcelândia, Juína, Peixoto de Azevedo, dentre outras). Em janeiro, após a confirmação de que 3.235 km² de floresta haviam sido desmatados em cinco meses, o governo editou um decreto criando o cadastro. A partir da lista negra, os bancos não poderiam mais financiar o plantio nas fazendas inseridas na lista.

“Tenho uma carta assinada por oito secretários do meio ambiente dos Estados da Amazônia dizendo que aquelas condições (previstas no decreto) podem ser cumpridas. Estamos na estiagem e liberar crédito para desmatar na estiagem é apoiar com dinheiro publico a destruição da floresta. O presidente Lula me garantiu que isso não acontecerá”, A solução não é derrubar decreto, a solução é legalizar aqueles que querem trabalhar dentro da lei”, disse. “Vamos fazer junto com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) um mutirão para legalizar aqueles que querem ser legalizados”, afirmou o ministro, após ser empossado.

Ainda de acordo com o Terra, o novo ministro confirmou ainda que o governo conseguiu cerca de R$ 120 milhões para projetos de extrativismo e produção na região amazônica e vai trabalhar para conseguir recursos do Programa de Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) voltados aos setores de exportação de madeira e de óleo de soja. “De cada 10 árvores derrubadas na Amazônia, três chegam aos mercados por causa do desperdício, da ineficiência e do atraso. Esse setor pode e deve ser estruturado para gerar emprego sem destruir a floresta”, disse.

Leia mais
Ministro Carlos Minc e Blairo se reúnem 6ªfeira no Pará

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE