Os mesários que atuarão nas eleições 2012 em Mato Grosso terão uma missão tão nobre quanto receber e orientar os eleitores no momento da votação. Seguindo uma recomendação da Corregedoria Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, a Corregedoria Regional Eleitoral determinou que os mesários convocados ou voluntários façam um minucioso cadastro de todos os eleitores que possuem necessidades especiais de locomoção ou mobilidade reduzida.
Para evitar constrangimentos às pessoas, o cadastramento desses eleitores deverá ser feito de forma consensual, permitindo assim que Justiça Eleitoral adote providências no sentido de cobrar adequações no local de votação, ou mesmo a instalação da seção eleitoral em um espaço físico com maior acessibilidade para os portadores de necessidades especiais.
As mudanças serão aplicadas nas próximas eleições gerais, em 2014, quando as informações levantadas nas eleições municipais deste ano serão lançadas no cadastro de eleitores e compiladas para os juízes eleitorais, que deverão buscar com as instituições públicas responsáveis pelos colégios eleitorais as adaptações físicas necessárias para garantir o acesso às pessoas identificadas em 2012.
O cadastro de eleitores da Justiça Eleitoral, no que diz respeito à eventual necessidade especial, não é atualizado. Isso porque, na esmagadora maioria das vezes, o título do eleitor e seu cadastro foram confeccionados antes da ocorrência do acidente ou enfermidade que causou a deficiência. Da mesma forma, a maioria dos eleitores não retorna à Justiça Eleitoral para atualizar seu cadastro e informar as suas necessidades especiais.