A Assembléia Legislativa deve receber pelo menos três mil pessoas, na segunda-feira, para a cerimônia de posse da nova mesa diretora, que irá comandar os trabalhos no biênio 2009-2011, no Poder Legislativo estadual. Autoridades, representantes de associações, autarquias, secretários de Estado, prefeitos, vereadores, dentre outros devem participar do evento. A cerimônia está prevista para acontecer às 9 horas.
Eleito por unanimidade, Riva comandará a Casa pela quarta vez consecutiva. Para isso, vai contar com o apoio dos demais parlamentares e membros da Mesa Diretora. Experiente, o novo presidente aponta diversos desafios a serem transpostos, entre eles, o de realizar reuniões mensais da mesa diretora para discutir todas as ações da Casa. Riva também quer ampliar a transmissão da TV Assembléia, que atualmente contempla a Baixada Cuiabana pelos canais 16, a cabo, e 30 na TV aberta.
Em relação às matérias em trâmite, a expectativa maior é a discussão e aprovação do projeto de Lei 273/2008, que trata sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) do Estado. Essa proposta começou a ser debatida no ano passado e a sua conclusão é uma das metas da AL para 2009.
Da mesma forma, a Mesa Diretora vai direcionar esforços para discutir e aprovar o projeto de lei que cria o Sistema de Unidades de Preservação Chico Mendes. Esse projeto, além de preservar o meio ambiente, vai promover uma economia sustentável para Mato Grosso. Pelo menos cinco audiências públicas serão realizadas para debater esse assunto.
A mesa será composta por Riva, na presidência; deputado Sérgio Ricardo na 1ª secretaria; Mauro Savi como vice-presidente, Dilceu Dal Bosco, na 2ª secretaria e Chica Nunes na 2ª vice-presidência. Já nas 3ª e 4ª secretarias assumem Ademir Brunetto e Daltinho, respectivamente.