A mesa diretora da Câmara dos Deputados acaba de acatar o requerimento e o presidente do PSDB de Mato Grosso, Nilson Leitão, será empossado deputado federal amanhã, na sessão plenária que inicia às 14h. Ele aguarda posse há cerca de 10 dias, após o TRE fazer retotalização de votos e proclamá-lo deputado eleito. Nilson se reuniu, há instantes, com o presidente da câmara, Marco Maia (PT) e demais deputados da mesa diretora.
“Meu requerimento foi aprovado pela mesa. A corregedoria também entendeu que estou com a razão que o deputado nao precisa ser notificado para deixar a vaga em caso de retotalização e ser empossado o novo deputado”, disse Leitão, ao Só Notícias, referindo-se ao fato de Saguas Moraes ainda não ter sido notificado, pela Câmara, da decisão da justiça eleitoral, que ele passou a ser 1º suplente.
Leitão esperava ter sido empossado, na semana passada, e chegou a ciriticar Saguas por estar evitando notificação para ganhar tempo e ficar na Câmara. Ele acabou fazendo requerimento e expondo a mesa diretora que a vaga de deputado já é considerada, pela justiça, como sendo dele (Leião) e que não haveria razão para postegar sua posse.
Saguas está recorrendo ao TSE para tentar permanecer na Câmara. No TRE de Mato Grosso ele teve recurso contra a retotalização de votos indeferida. Houve nova contagem após o TSE considerar, mês passado, válidos os votos do suplente Willian Dias que acabaram beneficiando Leitão e fazendo com que Saguas passe para 1ª suplência.
Em instantes, mais detalhes