PUBLICIDADE

Mensalão: ministro propõe baixar de 7 para 4 anos prisão de Pedro Henry

PUBLICIDADE

O ministro Marco Aurelio de Mello defendeu, há instantes, na sessão do Supremo Tribunal Federal que a pena para o deputado mato-grossense Pedro Henry (PP), no caso do mensalão, diminua de 7 anos e 8 meses para 4 anos e 8 meses em regime semi aberto. A votação da proposta começa daqui a pouco. Ainda não foi discutido se Henry e os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), também condenados pelo STF, terão mandatos cassados.

Marco Aurélio sugeriu redução de penas para 16 dos 25 réus ao aplicar a continuidade delitiva. O publicitário Marcos Valério, que operou o mensalão, foi condenado a 40 anos de reculsão. Considerando a continuidade delitiva, Marcos Valério, por exemplo, ficaria com pena de 10 anos e 10 meses, segundo Marco Aurélio

Neste momento, o STF decide a aplicação da regra do crime continuado, que pode levar à diminuição de penas resultantes da somatória de variados ilícitos. Para isso, os ministros debaterão se diferentes crimes contra a Administração Pública, como corrupção ativa e peculato, podem ser considerados “crimes da mesma espécie”, como exige o art. 71 do Código Penal; e também se as condutas apuradas na Ação Penal 470, sendo da mesma espécie, foram cometidos nas mesmas circunstâncias de tempo, local e modo de execução, pois são esses os requisitos de reconhecimento da continuidade delitiva. Se acolhido o pedido, as penas dos diversos delitos, ao invés de somadas, poderão restringir-se à pena do crime mais grave, acrescida de um a dois terços.

O ministro Joaquim Barbosa, presidente da corte, e que foi relator, já se manifestou contrário a redução das penas.

Em instantes, mais detalhes

(Atualizada às 16:37h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE