A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai se reunir amanhã, às 9, para realizar as primeiras sessões do ano e votar os primeiros projetos do governador Mauro Mendes (DEM). Hoje à tarde o gestor estadual vai pessoalmente ao parlamento entregar as matérias aos deputados e dar uma entrevista coletiva para explicar os detalhes do que enviou e como foram os primeiros dias do seu governo.
Já é certo que Mendes vai encaminhar a reforma administrativa, que reduziu de 24 para 15 o número de secretarias de Estado e a proposta para o corte de aproximadamente 3 mil cargos comissionados no Governo do Estado, conforme já anunciado pelo governador logo após o fim das eleições.
A renovação da segunda edição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab 2), que deve gerar cerca de R$ 450 milhões aos cofres estaduais também estará no pacote de projetos, além de uma novidade que é a criação de uma lei de responsabilidade fiscal estadual, ainda pouco detalhada pelo governador.
“É uma lei que vai normatizar e regulamentar de maneira mais clara e objetiva alguns aspectos sobre o ponto de vista daquilo que pode ou não pode fazer no âmbito daquela chamada condição financeira para determinadas ações do Estado”, disse Mauro Mendes no dia da sua posse.