O gaúcho Mendes Ribeiro deixou o Ministério da Agricultura e não ocupará a Secretaria de Assuntos Estratégicos como estava previsto anteriormente. A expectativa, agora, fica por conta da permanência ou não do mato-grossense Neri Geller (PP) na Secretaria Nacional de Política Agrícola, considerado o posto número 2 no ministério. Geller foi indicado pela bancada federal de Mato Grosso com apoio da bancada ruralista. Uma fonte de Só Notícias apontou que, nos bastidores, o partido e as bancadas trabalham para que Neri seja mantido na secretaria. Ele ocupa, há cerca de 2 meses, o principal cargo destinado para Mato Grosso no governo federal.
O novo ministro da Agricultura também é do PMDB – mesmo partido de Mendes Ribeiro (que deixa o cargo para intensificar seu tratamento de saúde – ele foi submetido a cirurgia para retirada de tumor ceberal). É Antônio Andrade, de Minas Gerais, empossado neste sábado. A troca na agricultura faz parte de um acordo pelo apoio do PMDB mineiro à candidatura do petista Patrus Ananias para a Prefeitura de Belo Horizonte, ano passado, informa a Folha de São Paulo.
Já no Ministério do Trabalho, controlada pelo PDT, Manoel Dias substitui Brizola Neto. Moreira Franco (PMDB-RJ), que estava na Secretaria de Assuntos Estratégicos irá para a Aviação Civil.
Como a presidente Dilma vai a Roma para a missa inaugurar do papa Francisco, na próxima 3ª feira, a posse dos novos ministros foi neste sábado.
(Atualizada às 14:50h em 16/04)