O governador Mauro Mendes (DEM) apresentou, há pouco, chamamento público para a expandir a Ferronorte, que tem principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) ligará a Cuiabá (extensão aproximada de 200 km) e, posteriormente, a Nova Mutum (cerca de 200 km da capital) até Lucas do Rio Verde. Deverão ser investidos cerca de R$ 12 bilhões para operação em 40 anos. Com isso, deverá gerar mais de 235 mil empregos, mais de 700 quilômetros de trilhos com 60 pontes e viadutos.
“Será de extrema importância para o presente e futuro do nosso Estado. Já existe três modais de saída de Mato Grosso. Esse modal é muito importante para saída de grãos e também conectar os grandes centros com o nosso Estado. Já houve manifestação de interesse privado pela empresa que já explora a ferrovia em Rondonópolis. Por isso, para prosseguir com essa legalidade temos que publicar o chamamento público”, disse Mendes.
O governador explicou ainda que as empresas deverão apresentar as manifestações de interesse em até 45 dias. “Havendo aporte de proposta no máximo em 60 dias publicados o resultado. Depois, assinamos o contrato. A empresa já apresenta o aliciamento ambiental. Aprovando, queremos início das obras em até seis meses. Acreditamos que tudo isso é possível. Depois, acreditamos ter até 4 anos para chegar em Cuiabá e 7 até Lucas do Rio Verde”.
A empresa deverá iniciar a obra em até seis meses após assinatura do contrato. Quem vencer ficará obrigado fazer todo o bloco interligando os municípios fazendo invervações. Dessa forma interligará ao terminal em Rondonópolis, reduzindo o custo da produção agrícola gerando mais competitividade.
A conclusão do terminal em Cuiabá deverá ocorrer até o segundo semestre de 2025 e, em Lucas do Rio Verde passando por Nova Mutum, até 2028. A empresa deverá apresentar um relatório característicos ao modal, estimativa do projeto com valor do mercado e capacidade financeira com até 10% da obra.
A Rumo Logística, que já opera terminal em Rondonópolis, demonstrou interesse em realizar a expansão. A empresa já tem a concessão para operar em outros 11 terminais de transbordo e seis portuários, administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Conforme Só Notícias já informou, também está em andamento o projeto de concessão da Ferrogrão de 1.142 km que correrá paralela da BR-163, no trecho entre Sinop, na região produtora de grãos do Mato Grosso, e o porto fluvial de Miritituba (PA). Na segunda etapa a Lucas do Rio Verde (mais 150 km). O governo federal planeja fazer a concessão para a iniciativa privada ainda este ano. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.
Também participaram da assinatura do chamamento, o vice-governador Otaviano Pivetta, senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes, Carlos Fávaro, deputados federais Neri Feller, Nelson Barbudo, estaduais e prefeitos de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, Lucas do Rio Verde Miguel Vaz, Nova Mutum, Leandro Felix, representantes de entidades e secretários estaduais.