projeto de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), indica a construção do memorial ‘Diretas Já’ em homenagem ao ex-governador do Estado, Dante de Oliveira (falecido em 2006). O projeto foi entregue a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB), viúva daquele que foi o autor do movimento das Diretas Já em todo país. “Nós temos que fazer o memorial aqui, para um filho dessa terra, antes que qualquer outra cidade o faça primeiro. Devemos isso àquele que tanto fez pela política e pela democracia mato-grossense e nacional”, defende o parlamentar.
Ao agradecer a homenagem, a deputada Thelma de Oliveira reconheceu emocionada que está na hora do Estado materializar a trajetória do ex-governador, que faleceu no dia 13 de julho do ano passado, dias depois de ter confirmado sua candidatura a deputado federal pelo PSDB.
Ainda neste mês, o presidente da AL, deverá visitar o memorial JK, em Brasília, para ver de perto não só as semelhanças da idéia, mas também para obter mais detalhes sobre a construção. Quem assina o projeto é o arquiteto, Aluisio de Arruda, entendeu a construção do prédio da seguinte maneira. “A estética da edificação simboliza o movimento das Diretas Já, como uma onda que começou pequena, depois se agigantou”.
No memorial o visitante terá a nítida sensação de viver as memórias da ditadura. ”O seu interior tem pouca luminosidade, os documentos e objetos terão focos de luz dirigidos sobre os mesmos”, expõe o texto do projeto arquitetônico.