“Seria muito interessante apresentarmos ao mundo as boas experiências que estamos vendo em Mato Grosso partindo do Tribunal de Contas, que é um órgão fundamental para assegurarmos a eficiência dos serviços públicos neste importante debate sobre a correta destinação dos resíduos sólidos”. A declaração é do presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) Carlos Silva Filho, que também é membro do Conselho Consultivo de Resíduos Sólidos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ele se reuniu, no Tribunal de Contas do Estado, em Cuiabá, com o conselheiro Sérgio Ricardo, que preside a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Sergio descreveu ao representante da ONU o panorama estadual dos modelos sustentáveis que estão sendo implementados, sob a coordenação do TCE em parceria com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, governo do Estado, os 141 municípios, dentre outros parceiros institucionais.
“É uma honra receber o executivo Carlos Silva Filho, primeiro brasileiro a compor um grupo da ONU, com foco nas discussões de uma agenda mundial prioritária para a gestão adequada de resíduos sólidos e economia circular. Este tema é prioridade para nós da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Iremos colocar em prática, num trabalho conjunto a ser desenvolvido, ações que ampliem as políticas públicas voltadas à educação ambiental, bem como a minimização dos desperdícios e a adequada gestão dos resíduos em debates por polos regionais”, disse Sérgio Ricardo, através da assessoria.
Carlos Silva Filho, que também preside a International Solid Waste Association (ISWA), convidou o conselheiro para participar, neste ano, do Congresso Mundial dos Resíduos Sólidos, em Omã, no Oriente Médio, como uma preparação para a COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, que será em dezembro em Dubai (Emirados Árabes Unidos).