Líder do PPS no Senado, o senador José Medeiros oficializa, nessa semana, o convite para que os senadores Cristovam Buarque e Reguffe, ambos do PDT do Distrito Federal, ingressem em seu partido. Além deles, ele já iniciou a interlocução com o governador Pedro Taques (PDT), com quem se reúne no próximo dia 13 para também oficializar o convite. De acordo com ele, a iniciativa deve-se à postura das lideranças que tem mostrado descontentamento com o posicionamento nacional do PDT em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Ambos os pedetistas têm demonstrando um posicionamento mais combativo em relação ao governo federal, contrariando as diretrizes nacionais da sigla. Medeiros explica que o presidente da executiva nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire tem um projeto de oxigenação do partido, no qual os pedetistas se encaixam muito bem. Ele lembra que o próprio Freire já convidou Taques para ingressar nos quadros da legenda em outras ocasiões, mesmo antes do governador disputar ao Senado, em 2010. Agora, motivado pelo posicionamento do pedetista mato-grossense, que já tem demonstrado publicamente uma certa divergência com as diretrizes nacionais da executiva de seu partido, o convite será reformulado. Apesar das conversas informais sobre o assunto, o senador explica que os pedetistas ainda não sinalizaram sobre a possibilidade de mudança de partido.
A medida também faz parte do projeto do PPS de retomar seu protagonismo em Mato Grosso, papel que ocupou em 2002 quando tinha em seus quadros o senador Blairo Maggi (PR). Desde então, a sigla vem atuando nas articulações políticas, mas não conseguiu recuperar sua musculatura no Estado.