O governador de Hainan, Liu Xiaoming, na China, propôs, hoje, ao governador Mauro Mendes, parcerias com Mato Grosso para melhorar o intercâmbio e troca de experiências no setor de agricultura e tecnologia, com foco no desenvolvimento dos dois Estados. Entre os termos de cooperação que deverá ser assinado está a melhoria da qualidade e produtividade dos produtos da agropecuária. “Acho que uma cooperação entre os dois estados poderá beneficiar o nosso povo é estreitar as relações”, disse o governador, que lidera a missão mato-grossenses com dirigentes de federações ligadas ao setor produtivo, no 5º dia de encontros com lideranças;cas chinesas.
Para que os investimentos possam acontecer, Mauro destacou o secretário de Desenvolvimento Economico, César Miranda, para ser o “ponto focal”, entre o governo de Mato Grosso e Hainan. Além dele, também foram escolhidos pelo governador os presidentes da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso), Fernando Cadore, e da Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso), Vilmondes Tomain. “Nós queremos firmar essa parceria, porque entendemos que isso irá beneficiar o nosso estado, pois poderá agregar tecnologias e ajudar os nossos produtores, principalmente o médio e o pequeno”, ressaltou Mauro Mendes. A China é o maior comprador de soja e carne de Mato Grosso.
O governador ainda destacou que o Estado tem interesse em fazer parcerias para irrigação e armazenagem. “Nosso principal problema hoje é na armazenagem dos grãos, mais de 50 milhões de toneladas precisam de armazenagem. É fundamental construir mais silos e garantir isso aos pequenos. Vamos construir essa solução com o governo chinês”, reforçou.
Após a reunião, o governador de Hainan ofereceu um jantar para toda a comitiva de Mato Grosso, na cidade de Haikou, informa a secretaria estadual de Comunicação.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.