O governador Mauro Mendes se reuniu esta manhã com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, e afirmou que o Estado trabalha com dois projetos que visam beneficiar crianças ucranianas que perderam familiares durante a guerra com a Rússia. Um dos projetos é trazer essas crianças para uma temporada de visita a Mato Grosso, de até 15 dias. O outro é para auxiliar a implantação do jiu-jitsu e parajiu-jitsu nas atividades esportivas da Ucrânia – esse esporte tem a primeira-dama Virginia Mendes como embaixadora.
“A primeira-dama está empenhada nessas parcerias, junto com a Assistência Social e nossa assessoria internacional, e vou trabalhar pessoalmente nisso também. Sabemos que há famílias de descendentes ucranianos aqui em Mato Grosso, que também podem nos auxiliar”, pontuou.
Durante a reunião, o embaixador agradeceu o apoio e destacou a grande capacidade de Mato Grosso como o maior produtor de alimentos do país. Melnyk ainda convidou o governador a conhecer a Ucrânia. “Somos muito parecidos. Essa iniciativa mostra como o povo brasileiro é receptivo. A Ucrânia também produz muito alimentos, assim como Mato Grosso. Somos um dos grandes produtores da Europa, e temos um solo muito fértil. Nossa perspectiva é estabelecer parcerias com o estado, que impressiona por sua dimensão e potencial”, afirmou.
O governador registrou que Mato Grosso se solidariza com a Ucrânia pela situação difícil ocasionada pela guerra, e que o Estado está totalmente disposto a estreitar as relações comerciais, inclusive mediando encontros com a classe produtiva. “Espero que nesses dias aqui em Mato Grosso, o senhor possa conhecer mais a fundo o nosso estado e seus grandes potenciais. Pode contar com o Governo para essa aproximação e diálogo”, finalizou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.