O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a lei que obriga a instalação de sistema de alarme e monitoramento em todas as barragens e represas existentes no Estado. Os dados foram publicados no Diário Oficial do Estado, que circulou neste hoje, Todas as empresas antigas e as que tenham interesse em construir barragens ou represas em Mato Grosso devem instalar sistema de alarme.
A lei é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e foi apresentada na Assembleia Legislativa em novembro de 2015, quando ocorreu a primeira tragédia no estado de Minas Gerais, com o estouro de uma barragem em Mariana, no qual provocou a morte de várias pessoas e um grande dano ambiental.
O sistema de alarme deverá estar interligado com as prefeituras e comunidades adjacentes e órgãos de gerenciamento de riscos, aqui no estado, possa agir de forma preventiva, com tempo para que as autoridades consigam fazer a retirada da população que possa estar em risco.
No dia 25 do mês passado, três anos depois da tragédia em Mariana, uma nova catástrofe atingiu Minas Gerais, em Brumadinho. O rompimento da barragem provocou centenas de mortes.
Conforme Só Notícias já informou, a barragem da Usina Hidrelétrica de Manso e outras 13 do mesmo tipo em Mato Grosso serão vistoriadas até maio pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em cinco meses serão fiscalizadas 142 usinas hidrelétricas em 18 Estados, além do Distrito Federal. Nessa primeira etapa passaram por vistoria as barragens de hidrelétricas classificadas como de “dano potencial alto”.