O governador Mauro Mendes abre, hoje, um mutirão de atendimentos de prefeitos que participaram do encontro com secretários estaduais, representantes de consórcios e associações para tratar das principais soluções a serem encaminhadas nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. O encontro ‘cidades de Mato Grosso – fórum de governo e prefeituras’ que começou às 14hs, em Cuiabá. Amanhã, Mauro vai despachar diretamente com prefeitos.
Hoje, Mauro fará a abertura oficial do fórum com uma palestra sobre o desenvolvimento do Estado.
O governo quer ampliar o diálogo integra a política da atual gestão do governo do Estado de aproximação com os municípios. O intuito é o de conhecer as demandas de cada região para, com base nisso, planejar de forma eficiente a destinação dos recursos públicos.
Os secretários estaduais de todas as áreas do Governo também vão atender os representantes municipais e consórcios, juntamente com a equipe técnica das pastas.
Um dos maiores problemas é na área de saúde pública. Muitas prefeituras esperam repasses de verbas do Estado para bancar despesas de atendimentos pelo SUS. Esta semana, em Sinop, a prefeita Rosana Martinelli anunciou investimento de R$ 1,5 milhão para serem feitas 600 cirurgias e reduzir a fila de espera. Ela deixou claro que a obrigação por estes atendimentos é do Estado.
O governo estadual tem tomado medidas para diminuir a crise na saúde e em outros setores devido as dívidas herdadas da gestão anterior que seriam superiores a R$ 3 bilhões. Os salários dos servidores estaduais está sendo parcelado pelo 3º mês e, a partir da próxima semana, passa a ser quitada a folha de março.