Presidente do PSB de Cuiabá, Mauro Mendes, e a deputada estadual Luciane Bezerra levaram ao diretório nacional a celeuma vivida na sigla em Mato Grosso, gerada por ações questionáveis a cargo do presidente estadual, deputado federal Valtenir Pereira. Mauro e Luciane se reuniram ontem, em Brasília, com o secretário-geral, Carlos Siqueira, para solicitar apoio da executiva nacional em relação ao quadro verificado em Mato Grosso. As informações repassadas pelo secretário-geral do PSB da capital, Suelme Evangelista, destacam ainda tendência de o imbróglio ser encerrado ou ao menos, amenizado.
O encontro teria sido realizado seguindo estratégia de não expor Valtenir, que deveria participar das discussões com Siqueira em momento posterior à reunião realizada com Mauro e a deputada. O empresário, cotado para disputar a prefeitura de Cuiabá, acompanhou Luciane para intermediar pleito dela de assegurar maior espaço nos trabalhos desenvolvidos pelo PSB estadual. Ela reitera entendimento de que o partido deve ampliar os trabalhos com participação efetiva das mulheres, mas na prática esse processo não estaria funcionando a contento na legenda. Luciane requer domínio sobre ações direcionadas a maior participação da classe feminina na vida política e deve contar com aval da nacional.
Depois de conversas mantidas no último fim de semana, o mapa do PSB aponta para possibilidade de redução de rusgas, como espera Suelme Evangelista. Ele destaca que o partido trava debates mas no âmbito democrático e que o clima de acirramento de ânimos deve ser contornado, como é a filosofia do PSB. O assunto deverá ser abordado hoje, em debates internos entre membros da sigla.