A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou com o governador Mauro Mendes, da entrega do novo pronto atendimento infantil do Hospital Estadual Santa Casa, ontem à noite, onde foram investidos R$ 3 milhões na reforma e modernização completa. A capacidade diária de atendimento da unidade é de 120 pacientes tanto da Baixada Cuiabana quanto de outros municípios.
Virginia Mendes, madrinha da unidade, analisou que “cada centavo investido, não apenas modernizou as instalações, mas também proporcionou um ambiente acolhedor e ainda mais seguro para que nossas crianças recebam o cuidado que merecem”. “Essa reforma representa o compromisso do atual governo em garantir que as famílias do nosso Estado tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, especialmente quando se trata das crianças, e também o trabalho incansável do secretário Gilberto Figueiredo. Agradeço de coração a dedicação da diretora Patrícia Neves, que não mede esforços para fazer o melhor por esta unidade. Não tem dia e nem hora, ela está sempre pronta para acompanhar as demandas, bem como sua equipe”, reconheceu Virginia Mendes.
A diretora da unidade, Patrícia Neves, declarou que as melhorias tem sido constantes desde que o Estado assumiu a gestão. “A mudança em nossa unidade, que é histórica com 200 anos de atuação, depois que o Governo do Estado assumiu, é visível. A nossa madrinha, Virginia Mendes, é totalmente atenciosa com a Santa Casa. A unidade é voltada para o atendimento infantil, nas clínicas cirúrgicas, nefrológicas. Ela é realmente atuante, participa de todas as condições estruturais e existenciais desta unidade”.
O secretário Gilberto Figueiredo ressaltou a atenção, a cuidado e a relação de Virginia com a Santa Casa. “A Virginia tem um carinho muito grande por todas as unidades hospitalares, mas quando se trata de criança é ainda mais. Desde o início, quando a Santa Casa se tornou estadual, Virginia Mendes visita com frequência e sempre nos cobra melhorias”, disse, através da assessoria.
O governador Mauro Mendes manifestou que o “governo do Estado assumiu esse hospital em 2019, porque a prefeitura deixou fechar por falta de repasses. Quero agradecer aos servidores da secretaria estadual de Saúde pelo trabalho que têm feito frente à Santa Casa e em outras regiões em benefício da população. Os atendimentos nesta unidade não pararam, mesmo com as obras de revitalização, e agora temos um espaço mais amplo e acolhedor. Isso mostra que temos cumprido o nosso papel”, destacou.
O governador lamentou a situação em que se encontra a saúde de Cuiabá três meses após o fim da intervenção do Estado, quando o Poder Executivo Estadual já havia sanado boa parte dos problemas existentes. “O serviço da cidade colapsou novamente. Praticamente não existe atendimento pediátrico nas UPAs. O Estado está trabalhando e procurando alternativas para minimizar o impacto. Espero que o próximo gestor (municipal) possa restabelecer a ordem na saúde e fazer tantas outras áreas voltarem a funcionar”, disse.