PUBLICIDADE

Mauro cobra em encontro com vereadores que partidos definam bons candidatos ano que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes (DEM) participou, esta manhã, da abertura do 6º Congresso Estadual de Vereadores, organizado pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) e que segue durante a tarde na Assembleia Legislativa em Cuiabá. Ele disse que foi ao evento por respeito aos poderes, parabenizou os vereadores pelo dia comemorado hoje e destacou a importância do parlamentar municipal para a administração. “Aqueles que desempenham com qualidade e honestidade o seu trabalho, prestam um bom serviço à nossa sociedade. Por isso que eu vim aqui para falar um pouco do Estado de Mato Grosso e falar um pouco da nossa realidade de como pegamos o Estado e como temos feito ao longo destes oito meses já completos da nossa administração”, declarou.

Mauro Mendes também opinou sobre as eleições do ano que vem, cujas mudanças na legislação são temas das palestras do Congresso. Antes de irem pedir votos nas ruas, o governador aconselhou que os partidos se organizem e apresentem bons quadros.  “Nós vivemos numa democracia e na democracia não tem outra forma se não escolhendo as pessoas que vão nos representar no Legislativo, no Executivo municipal, estadual e federal. E a qualidade destes políticos está ligada proporcionalmente à qualidade do voto das pessoas. É importante, primeiro, que os partidos sejam capazes de escolher bons candidatos e criar boas alternativas para apresentar para a sociedade. A partir daí, a sociedade fazer, através do voto, as sua escolhas adequadas para que possamos melhorar a política”, aconselhou.

Conforme Só Notícias informou, recentemente, a Câmara Federal aprovou o projeto que altera as regras eleitorais (Projeto de Lei 5029/19, antigo PL 11021/18) e as mudanças devem valer já para a eleição municipal de 2020 se sancionadas até 04 de outubro – 1 (um) ano antes da data da eleição, em obediência ao principio da anualidade.
Além dessas alterações, há uma regra aprovada em 2017 pelo Congresso, que vale para as eleições do ano que vem, e os partidos não poderão mais formar coligações para concorrer às eleições proporcionais, o que tem causado insegurança e dúvidas no meio político municipal.

Estas e outras mudanças serão abordadas pelos palestrantes Rodrigo Terra Cyrineu, advogado especialista em Direito Administrativo, Constitucional e Eleitoral, e Júlio César Moreira Junior, especialista em Direito Eleitoral, Improbidade Administrativa e Direito Constitucional.

O evento também abordará o trabalho político nas mídias sociais durante a campanha política e os mandatos eletivos. A mesa terá participação da deputada Janaína Riva, da jornalista Laura Petraglia e do publicitário Marcus Valentim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE