sábado, 7/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mauro aponta 2 grandes desafios no setor produtivo; segurança alimentar e mudança climática

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes declarou, hoje, em Brasília, “que o mundo vai conviver com dois grandes desafios nas próximas décadas. O primeiro é o da segurança alimentar e o segundo são as mudanças climáticas, que impactam diretamente a produção de alimentos. Mato Grosso tem uma importância grande nesse contexto, pois somos protagonistas nas commodities de soja, milho e algodão”. Ele destacou a relevância do agronegócio brasileiro, especialmente o de Mato Grosso, para a segurança alimentar no cenário nacional e global, durante a abertura do Superfoods Summit Brasil, que reuniu políticos e representantes do agronegócio internacional para debater estratégias mais sustentáveis na produção de alimentos.

O governador assinou convênio com entidades, dentre eles do setor de feijão, para promoção comercial internacional do setor. A secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apurou que a área plantada de feijão em Mato Grosso para a safra 2023/24 deve crescer 10,5%, alcançando 107,7 mil hectares. Apesar de um aumento na área cultivada, a produção de feijão é projetada para atingir 297,7 mil toneladas, uma queda de 3,1% em relação à safra anterior, reflexo das adversidades climáticas enfrentadas. 

O mesmo potencial está na produção de gergelim. Mato Grosso é o maior produtor nacional, com 90,7 mil toneladas numa área de 185,5 mil hectares. Mauro ressaltou a necessidade de investimentos em tecnologias de irrigação e pesquisa para mitigar os efeitos adversos sobre a produção agrícola, em razão da irregularidade das chuvas, além da desburocratização para facilitar o crescimento do setor. 

“Temos feito importantes investimentos de tecnologias já existentes em irrigação e melhoramento genético para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Sem deixar de pensar em mais flexibilidade, decisões mais rápidas e objetivas para nos tornarmos importantes players mundiais”, explicou, acrescentando que o governo de Mato Grosso já iniciou parcerias para o desenvolvimento de pesquisas visando a implementação de tecnologias. “O governo entende a importância desse setor para diversificar a nossa economia e estamos dispostos a continuar fazendo novos investimentos para que esse setor possa crescer em Mato Grosso”, finalizou. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro diz que Mato Grosso terá nova unidade da Embrapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou,...

Sinop, Lucas e demais cidades são contemplados com recursos da lei Paulo Gustavo

O resultado preliminar de seleção do edital Prêmio Literatura...

Prefeitura de Lucas do Rio Verde cancela desfile cívico neste sábado

A prefeitura de Lucas do Rio Verde informou, há...
PUBLICIDADE