O Governo do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem em Mato Grosso firmaram, esta tarde, parceria para a produção de 5 milhões de máscaras hospitalares, com a entrega de 1 milhão por mês. O governo do Estado custeará o salário de 200 trabalhadores e arcará com as despesas dos insumos necessários para a produção, como os tecidos e aviamentos. O Senai disponibiliza a estrutura da oficina de produção, assim como todos os equipamentos necessários.
“Todo o trabalho que está sendo feito é para ter 100% das EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de saúde. As primeiras 500 mil máscaras vamos destinar aos hospitais municipais que estarão atendendo pacientes de covid-19. As demais vão para as unidades de Saúde do Estado”, explicou o governador Mauro Mendes, acrescentando que essa parceria vai ser importante para que os profissionais de saúde de todo o Estado possam ter os equipamentos necessários para atender os pacientes de Coronavírus. Semana passada, o governo do Estado lançou a campanha ‘eu cuido de você, você cuida de mim’ para pedir que a população, funcionários de empresas usem máscaras caseiras para reforçar o combate à doença. Mato Grosso está com 78 casos e uma morte.
“Agradeço ao Senai, à Fiemt, e a todos os parceiros que têm colaborado com o Governo nesse momento delicado”, afirmou o governador, que já presidiu a Federação das Indústrias de Mato Grosso. O atual presidente,Gustavo de Oliveira, relatou que os profissionais contratados são alunos e ex-alunos dos cursos de qualificação do Senai. “São 100 profissionais trabalhando por turno. Uma equipe trabalha de dia e outra à noite. O grande desafio no mundo todo é a aquisição de máscaras e por isso a importância de termos uma produção local. O Senai já tinha um banco de contatos de costureiras e costureiros que fizeram cursos de qualificação e as máquinas que havíamos usado para os cursos estavam paradas. Então reunimos as 100 máquinas aqui para concentrar essa estrutura de trabalho”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ex-diretor do Senai, ressaltou que a produção de máscaras nessa escala deve suprir de maneira satisfatória a demanda existente em Mato Grosso. “Agradeço muito a parceria do Senai pelo esforço que está sendo feito em nos ajudar nesse momento. Há uma grande dificuldade no Brasil todo para a aquisição de EPIs”, reforçou.
Também participaram do anúncio os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Alberto Machado (Gabinete de Governo) e o deputado estadual Carlos Avalone. A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.