O governador Mauro Mendes apresentou hoje um contrato de R$ 34 milhões para o Hospital Israelita Albert Einstein administrar o Hospital Central, em Cuiabá. A unidade ofertará 100% dos serviços pelo Sistema Único de Saúde. As obras da nova unidade estão 98% concluídas e a previsão de entrega é setembro. “Conseguimos construir uma grande parceria com o melhor hospital do Brasil, o melhor da América Latina e o 22º melhor hospital do mundo, que é o Hospital Albert Einstein. Será o operador desse nosso hospital. O cronograma de ativação prevê hoje o envio do projeto de lei para a Assembleia Legislativa, que precisa autorizar esse modelo de contratação”, explicou.
Mauro esclareceu ainda que o governo do Estado aguarda apenas da autorização da Assembleia Legislativa. A assinatura do contrato deve ocorrer ainda este mês. “Se isso acontecer (autorização), na próxima semana nós já temos um pré-agendamento para o dia 22 (abril) com a diretoria do Albert Einstein para poder assinar o contrato que já foi submetido à procuradoria, todos os passos foram previamente dados com a previsão de iniciar os procedimentos hospitalares, clínicos e cirúrgicos a partir de setembro desse ano”.
A unidade de saúde, que será a maior do Estado e que ficou 34 anos abandonada, será dedicada às demandas de alta complexidade em saúde e recebe investimentos de R$ 215,3 milhões em obras. O atual projeto totaliza 32 mil m² de área construída.
O novo hospital terá capacidade para oferecer gratuitamente 1.990 internações, 652 cirurgias, 3 mil consultas especializadas e 1,4 mil exames por mês. O projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor de um total de 290 leitos.
Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.
Em instantes mais detalhes
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.