O governador Mauro Mendes acompanhou, hoje, no aeroporto Marechal Rondon, o embarque de estudantes mato-grossenses que vão estudar na Inglaterra, através do programa MT no Mundo, que selecionou 100 da rede estadual. Ele conversou com os jovens e disse que o Estado está proporcionando “aos alunos da escola pública aquilo que só os filhos das classes mais altas e dos ricos tinham acesso”. Outro grupo embarca amanhã. Os mato-grossenses ficarão 21 dias aprimorando proficiência por meio do curso de inglês geral, durante 30 horas por semana, mas também vivenciarão um rico crescimento cultural e pessoal. Divididos em sete grupos, eles terão como destino as cidades de Brighton, Bournemouth, Liverpool, Worthing, Eastbourne e Cambridge.
O programa do governo do Estado cobre todos os custos de passagem, seguro saúde, curso de inglês, 3 refeições diárias, acomodação em casa de família, vale transporte, 1 saída cultural por semana, city tour, traslado, £200 (cerca de R$ 1,2 mil) por semana e chip de celular. Eles estão acompanhados de monitores e uma psicóloga.
“O que estamos fazendo é proporcionando aos alunos da escola pública aquilo que uma boa parte dos alunos da escola privada, dos filhos daqueles pais que podem pagar, das classes altas e dos ricos tinham acesso. São 100 alunos da rede pública que estão realizando esse sonho”, destacou, ao lembrar que a primeira-dama Virginia Mendes é embaixadora do programa. O programa de intercâmbio faz parte da estratégia do Governo de Mato Grosso para colocar a educação pública do estado entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.
Foram selecionados os estudantes de toda a rede estadual com as melhores notas gerais e de inglês foram selecionados de 88 escolas, de 53 municípios, conforme os critérios previstos no edital. Conforme Só Notícias já informou, dos 100, foram selecionados 10 de Sinop.
Mauro garantiu que até o final da sua gestão, o programa estará em vigor todo ano, garantindo 100 vagas para alunos da rede estadual fazerem intercâmbio no exterior. “Todos os anos aqueles que estudarem, se empenharem bastante, vão ter a oportunidade de fazer esse intercâmbio na Inglaterra ou em outro país do mundo para conhecer outras culturas e, acima de tudo, para treinar o seu inglês, que é a língua que está se tornando cada vez mais universal”, registrou.
Os secretários Fábio Garcia (Casa Civil) e Alan Porto (Educação) acompanharam o governador no embarque dos estudantes.