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Mato Grosso terá R$ 880 milhões para recuperar 1,3mil km de rodovias

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Até 2009, pelo menos 1,3 mil km de rodovias federais estarão recuperadas em Mato Grosso. Os avisos para licitação das obras de adequação, restauração e duplicação, que contemplam todas as regiões do Estado, foram assinados, ontem, pelo governador Blairo Maggi, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, durante solenidade no Palácio Paiaguás. Ao todo, 31 documentos, 27 deles incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os investimentos chegam a R$ 880 milhões sendo R$ 500 milhões para as licitações e R$ 380 milhões em projetos. Para licitações de obras de pavimentação rodoviária, para estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), estudos ambientais e projetos executivos para adequações; e ainda para o Programa Integrado de Revitalização de Rodovias (PIR) IV, sendo todos dentro do PAC.

“São 26 milhões para o município. O maior investimento da história de Jaciara”, afirmou o prefeito Max Russi, lembrando que a BR que corta o município tem um grande fluxo de veículos, avaliando ainda a importância das obras para a cidade. “É um investimento importantíssimo, dentre as várias razões está a segurança dos moradores”, completou.

Para o governador, os investimentos mudam o perfil do Estado, uma vez que há pouca malha rodoviária asfaltada. “Também com a chegada da Ferronorte, em Rondonópolis, acelera esse crescimento. O Estado vem crescendo muito na sua área de produção, na verticalização, fazendo com produtos elaborados sejam fabricados aqui no Estado de Mato Grosso, portanto, precisamos de rodovia para escoar tudo isso”, explicou.

Dentro dos convênios, licitações para elaboração de projetos para adequações de capacidade em 45,4km de extensão das BR-163/364 de Rosário Oeste ao Posto Gil, 57,9km entre a BR-070 (São Vicente) e Distrito Industrial de Cuiabá; e duplicação no acesso ao aeroporto de Rondonópolis (BR-364) com 20 km de extensão total, recuperação, de 84,20km da BR-070 (R$ 10.069 milhões), de 271,20km da BR-158 (R$ 26.540 mi), 218,20km da BR-163 (R$ 26.143 mi); de 215 km da BR-174 (R$ 23.403 mi) e 464,40km da BR-364 (52.954).

Ainda, obras de pavimentação em 201,16km de extensão da BR-158 (km0-km201,16); de duplicação em 8,6km de extensão nas BR-070/163/364 da Serra de São Vicente; e obras e serviços de Revitalização do PIR-IV, nas BR-070, BR-158, BR-163, BR-174 e BR-364. Abertura de concorrência para contratação das obras de restauração em pavimento rígido (whitetopping) nas BR-070/163/364, da Serra de São Vicente, de mais de R$ 39.941 milhões.

Assinaram também avisos de licitação para o reinício das obras de implantação e pavimentação em 89,10km de extensões da BR-158, de Ribeirão Cascalheira e Alô Brasil, um investimento de R$ 63.559 milhões. Também foram assinados convênios para pavimentação de 106,49km da BR-364, de Mundo Novo – Sapezal, além da construção de travessias urbanas em 5,38 km da BR-158 (Água Boa), 13,40 km; na BR-163 sendo em 6,8 km em Jaciara, 0,6 km em Nobras, 14km em Sorriso, 10 km em Sinop.

Segundo lembrou o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, as obras vêm atender as reivindicação e solicitações do Governo de Mato Grosso. Segundo ele, o que está sendo possível graças ao trabalho obstinado da equipe do Dnit (Regional). “Agora começa uma nova etapa, a fase mais meticulosa, ter a vigilância redobrada”, comentou Pagot, agradecendo o empenho e já adiantando a intenção de construir uma ponte que interligará o Brasil à Bolívia, entre outros projetos.

O ministro Alfredo Nascimento informou que o início das obras, nos 1.300 km, está previsto para o segundo semestre deste ano, em função das necessidades que têm as estradas do Estado. “A expectativa é que até 2009 todas as rodovias federais em Mato Grosso estejam em boas condições de trafegabilidade”, garantiu Nascimento.

Entre os protocolos contemplados pelo PAC em Mato Grosso fazem parte a elaboração de ações técnicas à implantação e pavimentação de 47,99km de extensões da BR-242, nos trechos entre BR-158 e o município de Querência que conta com recursos do Governo do Estado. Projetos para a construção de travessias urbanas em Confresa (BR-158), Nova Mutum (BR-163) e Rosário Oeste (BR-163/364). Só nesses investimentos serão aplicados cerca de R$ 50 milhões de verbas do PAC e contrapartidas dos municípios. Estão previstos ainda investimentos de mais de R$ 13 milhões na BR-364, MT-170 (Novo Mundo) a Sapezal, para execução de obras de implantação, pavimentação, drenagem, artes correntes, artes especiais e sinalização.

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