O governador Blairo Maggi e mais sete governadores brasileiros participaram hoje (27) em Nova Iorque (EUA) do Simpósio “Brasil: 27 países, uma Nação”, organizado pelo Council of the Américas, presidido por David Rockefeller e pelo Fórum das Américas, fundado por Mário Garnero.
Maggi falou a empresários, banqueiros e diplomatas sobre as possibilidades de investimentos em Mato Grosso, mas fez questão de alertar os presentes que o crescimento do estado deve-se dar de forma sustentável.
Durante o evento, cada governador teve 10 minutos para responder a duas perguntas formuladas pelos organizadores. As perguntas para o governador Blairo Maggi foram sobre expansão do etanol e eventual pressão na ameaça de desmatamento e a política de verticalização da economia do estado.
“Temos espaço e abertura para receber grandes investimentos em etanol sem que tenhamos de usar a Floresta ou o Pantanal. Há muita área hoje ocupada com pecuária e agricultura que pode ser remanejada”. Os investimentos em etanol devem ser acompanhados de investimentos em um poliduto para o transporte do produto até os portos – ou de MT para o sul (duto de cerca de 1.800 km) ou para os portos do Amazonas (1.500 km).
A verticalização da economia faz parte das oportunidades de investimento oferecidas pelo Estado. O governador salientou a necessidade destes investimentos se darem de maneira sustentável. Ele comentou sobre seu encontro ontem (26) com as ONGs em Washington (EUA) e a necessidade de encontrar formas de financiar o “desmate evitado”. “Se a Amazônia é importante para o mundo, o mundo tem de ajudar com recursos para mantê-la de pé”, concluiu Blairo Maggi.
Os demais governadores presentes ao encontro foram: Aécio Neves (MG), Eduardo Braga (AM), Sérgio Cabral (RJ), Eduardo Campos (PE), Marcelo Deda (SE), Welington Dias (PI) e Luiz Henrique (SC).