Mato Grosso poderá ganhar novas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para atender as regiões Sul, Leste e Oeste do Estado. O assunto foi debatido hoje entre a bancada federal de Mato Grosso e diretores da Embrapa. A senadora Serys Slhessarenko (PT), a reunião com a diretora executiva da empresa, Tatinana Deane de Abreu Sá e com o chefe-geral da Embrapa em Mato Grosso, João Flávio Veloso, foi realizada para que os parlamentares pudessem colher informações sobre o andamento dos projetos da empresa no Estado.
A Embrapa Mato Grosso, que está sendo instalada em Sinop, deverá coordenar e integrar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para o desenvolvimento de tecnologias com enfoque na preservação e na sustentabilidade.
Conforme Só Notícias já informou, a unidade de Sinop terá equipe de 101 pessoas, entre pesquisadores, analistas e assistentes que serão contratados ao longo dos próximos dois anos, com vagas proporcionadas pelo Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa). A previsão é de que R$ 12 milhões sejam investidos nesse programa de instalação da primeira unidade da Embrapa em Mato Grosso. A expectativa é que comece as pesquisas e desenvolver projetos já no próximo ano. As obras em Sinop devem começar no mês de novembro em área próxima ao aeroporto.
Serys destacou que a Embrapa e a Empaer não funcionam somente para os “pequenos”. “O agronegócio e o médio produtor também se beneficiam dos avanços tecnológicos, das pesquisas e as execuções de projetos de ambas as instituições. Quem sai ganhando com o fortalecimento tanto da Embrapa, quanto da Empaer, é o setor produtivo como um todo e, por conseqüência, toda a sociedade mato-grossense, uma vez que vivemos em um estado eminentemente agrícola”.
PUBLICIDADE
Mato Grosso pode ganhar novas unidades da Embrapa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE