A sétima edição da China Internacional Import Expo (CIIE), em Xangai, começa na próxima terça-feira, e a delegação mato-grossense, coordenada pelo governo do Estado, vai apresentar, no estande, oportunidades de negócios no Estado, através de 40 instituições e empresários. Mato Grosso e China têm um forte relacionamento comercial com mais de 20 MOUs assinados direta e indiretamente. Nos últimos cinco anos, essa parceria cresceu depois que o governo sediou uma consultoria internacional em Pequim.
É prevista a assinatura de memorandos de entendimento, apresentações diárias do Invista no Mato Grosso com o tema “o lugar que preserva e produz mais alimentos do mundo”, um espaço para o MT Steak com sessões de degustação da carne bovina sustentável de Mato Grosso, o lançamento do catálogo de exportadores, a promoção da produção e do mercado sustentável de soja e milho e irrigação e produção sustentável de feijões e pulses.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, que lidera a delegação, destaca que a China tem sido um dos principais parceiros comerciais do Estado, o que leva a presença da delegação do evento. “Temos trabalhado a internacionalização de Mato Grosso na totalidade. A China é um dos nossos principais importadores, temos uma forte relação comercial, a qual trabalhamos para expandi-la. Entendemos que as possibilidades são enormes para o Estado e, por isso, estaremos presentes novamente na CIIE”, afirmou.
Ano passado, liderados pelo governador Mauro Mendes, a delegação do Estado fez a sua primeira participação na CIIE e dois termos de cooperação foram assinados, o que aproximou ainda mais as relações comerciais de Mato Grosso com o país, no último ano. Desde então, mais de dez comitivas de empresas visitaram Mato Grosso em busca de municípios para investir, bem como, a Zona de Processamento de Exportação do Estado.
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.