O terceiro Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros realizado por uma revista brasileira aponta no 11º lugar, oMato Grosso. A pesquisa realizada anualmente pelo Centro de Liderança Pública e pela Unidade de Inteligência da Economist (EIU, em inglês), leva em consideração diversos fatores que envolvem a administração dos estados.
No último levantamento o Estado ocupava o 14º lugar, ganhando mais três pontos este ano. O fator ‘gestão nos órgãos públicos’ é o indicador preponderante para a melhoria de Mato Grosso.
Alguns dos fatores levados em consideração na pesquisa são: infraestrutura, níveis de criminalidade, burocracia, corrupção, disponibilidade de mão de obra qualificada, condições de atração de investimentos estrangeiros e até mesmo a aprovação do Novo Código Florestal – “fator isolado que mais influiu na medição”.
Ao todo, o Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros levou em consideração 26 indicadores voltados à atração de investimentos estrangeiros, divididos em 8 categorias, de 27 unidades da federação. Os primeiros lugares ficaram com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná respectivamente.